«Seibo no Kishi» (Cavaleiro da Imaculada)
16
Jun 12
publicado por FireHead, às 00:26link do post | Comentar

O Vaticano anunciou a criação de uma estrutura provisória na Austrália para acolher os fiéis anglicanos em ruptura com as posições "liberais" da sua igreja, como já sucedeu nos EUA e na Inglaterra.

 

A Congregação para a Doutrina da Fé criou um novo "ordinariato", o equivalente a uma diocese, destinado ao acolhimento dos bispos, padres e fiéis desejosos de aderir à Igreja de Roma.

Em cerca de 12,6 milhões de Cristãos australianos, os anglicanos são o segundo grupo mais importante, com com 3,7 milhões de seguidores, a seguir aos 5,1 milhões de Católicos.

O ordinariato de Nossa Senhora da Cruz do Sul - a designação adoptada - será dirigido pelo padre Harry Entwistle.

O ordinariato australiano é o terceiro a ser criado, após os americano e inglês, e resulta como estes da constituição apostólica 'Anglicanorum coetibus' de Bento XVI, publicada a 4 de novembro de 2009, documento que abriu a entrada dos fiéis anglicanos na Igreja Católica.

O ordinariato permite aos anglicanos preservarem a sua tradição litúrgica.

Muitos elementos do clero e fiéis anglicanos estão decepcionados com as posições da sua igreja, em particular a ordenação de mulheres e homossexuais como padres e bispos, assim como a aceitação das uniões homossexuais.

A igreja anglicana, que conta com 77 milhões de fiéis no mundo muito divididos por estas e outras questões, resulta do cisma de 1534 quando o Papa Clemente VII recusou conceder o divórcio ao rei Henrique VIII de Inglaterra.

 

 

Fonte: Diário de Notícias


Li um poste sobre o primeiro casamento em Portugal anunciado e celebrado publicamente no rito tradicional (“forma extraordinária do rito romano”) de acordo com as disposições do Motu Proprio “Summorum Pontificum” de Bento XVI.

http://unavoceportugal.wordpress.com/2012/05/14/uma-geracao-que-desponta-2/
http://unavoceportugal.wordpress.com/2012/05/14/missa-pro-sponso-et-sponsa-igreja-da-rainha-santa-coimbra-portugal/

Em que é que difere do normal? Andei pela wikipédia mas cada vez apareciam-me mais coisas que desconhecia tal como catolicismo tradicionalista, missa tridentina, concílio Vaticano II. Percebi que se opunham às "modernices" mas não o porque dessa oposição.
Diogo Rodrigues a 16 de Junho de 2012 às 01:09

O Catolicismo como hoje conhecemos não é o mesmo da era pré-Concílio Vaticano II. Não sei se sabes, mas antigamente as missas da Igreja Católica do rito romano (nem todos os católicos são romanos) eram todas rezadas em latim (Missa Tridentina ou "Missa de sempre") com o padre virado de costas para os fiéis e de frente para o altar, coisas que mais tarde foram alteradas. Os mais conservadores, como os da FSSPX, entendem isso como uma abertura ao modernismo. Eu próprio, não sendo tão radical quanto os verdadeiros fundamentalistas, acredito também que o Concílio Vaticano II foi um concílio que instaurou algumas nuances na Igreja, mudando-a para pior. No entanto é bom lembrarmo-nos que o Concílio Vaticano II foi um concílio pastoral e não dogmático, logo não pronunciou nenhum dogma, e, como tal, passível de ser discutido.

O escritor do Senhor dos Anéis, o senhor Tolkien, era um dos que se opuseram veemente às novidades do Concílio Vaticano II na altura quando reparou que as missas em Inglaterra passaram a ser celebradas em inglês (como noutros países noutras línguas vernaculares), tendo continuado sempre a rezar em latim.

Não conhecia o blogue que tu me deste a conhecer. Vou explorá-lo. Obrigado. :)
FireHead a 16 de Junho de 2012 às 17:03

Em relação às modernices, isso tem muito que se lhe diga. Certos quadrantes conservadores entendem, e com razão, que a Igreja é, sempre foi e sempre terá de ser a mesma desde a sua fundação que remonta a Cristo, há 2000 anos, e que se deve conservar a doutrina tal como ela é e que consta do Sagrado Magistério.
FireHead a 16 de Junho de 2012 às 17:05

Ok, agradecido =) encontrei o tal blogue durante uma pesquisa sobre o programa das festas da Rainha Santa Isabel, li um bocado e fiquei na dúvida sobre o tal rito tradicional.

Repeti o comentário em 2 tópicos =D foi erro meu. É que quando comentei o google chrome fechou então fiquei na dúvida se o comentário tinha ficado ou não.
Diogo Rodrigues a 16 de Junho de 2012 às 22:22

Na boa. Não há crise. :)
FireHead a 17 de Junho de 2012 às 13:19

Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14

23



Links
Pesquisar blogue
 
blogs SAPO