Tenho-me interessado pelo período balizado pelo (reais e coevos)Mss.do Mar Morto,e os reais Evangelhos de Dag Hammadi,(séc.IV,descobertos na Etiópia,mas já constantinianos,com tudo o que isso implica e é conhecido.O manuscrito agora mostrado,com figuras geométricas (triângulos rectângulos,p.ex.,)recorda-me um pergaminho,escrito e rescrito(prática frequente nos "scriptoria",onde a cameda MAIS ANTIGA continha qualquer coisa...de Arquimedes,se bem me lembro...Parece esse manuscrito...
sivispacem a 23 de Março de 2012 às 17:44

Pois, isso eu não sei. Eu também já me interessei bastante pela literatura apócrifa, não apenas a gnóstica, e já li imensos "evangelhos". Não é difícil perceber porque é que apenas os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram canonizados pela Igreja Católica.
FireHead a 24 de Março de 2012 às 01:29

Fiquei muito interessada em contactar os responsáveis pelo achado do itinerarium completo de Egeria.Estou a fazer uma dissertação de mestrado e os elementos que referem (1ª parte do itinerário- que não se encontra no manuscrito de Arezzo e que, segundo percebi, se encontra no manuscrito de Obona, assim como a parte final que Egéria teria anexado e que diz respeito ao Evangelho apócrifo da Virgem Maria) são muito importantes para preencher algumas lacunas e desenvolver com mais consistência o tema da minha dissertação - Olhares sobre o olhar de Egéria.
Fico muito grata se o Padre Santiago Martin e o seu amigo, a quem chamou "Ignacio", me pudessem ajudar nesta investigação que estou a fazer.
Com os melhores cumprimentos e antecipados agradecimentos,
Rosa Manuela B. Oliveira
barbosaoliveira@sapo.pt
Esposende
Portugal
rosa oliveira a 4 de Fevereiro de 2013 às 15:52