«Seibo no Kishi» (Cavaleiro da Imaculada)
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Out 15
publicado por FireHead, às 11:00link do post | Comentar

"Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrém." (I Coríntios capítulo 4)
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Esse é o versículo bíblico mais usado pelos hereges protestantes para tentar defender a heresia da Sola Scriptura, pois nele São Paulo diz para não ultrapassar o que está escrito.
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Mas será que São Paulo estava defendendo mesmo a Sola Scriptura nesse texto?
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Vou mostrar para todos vocês que além de São Paulo não estar defendendo nada de Sola Scriptura, nem das Escrituras ele estava falando.
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Para entender isso dever-se ler toda a carta de I Corintos. Vejam, meus irmãos, que São Paulo escreve essa carta por um motivo de divisão dentro da comunidade onde se criou o boato de que São Paulo, São Pedro e Apolo haviam entrado em contenda e assim haviam gerado uma divisão no Cristianismo.
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"11. Pois acerca de vós, irmãos meus, fui informado pelos que são da casa de Cloé, que há contendas entre vós. 12. Refiro-me ao facto de que entre vós se usa esta linguagem: Eu sou discípulo de Paulo; eu, de Apolo; eu, de Cefas; eu, de Cristo." (I Coríntios capítulo 1)
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Percebam que São Paulo já começa a carta dando uma bronca na comunidade por ter criado e acreditado nesses boatos.
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Agora nesses versículos São Paulo começa a esclarecer que entre ele e Apolo não existe nenhum tipo de divisão e que todos são de Cristo.
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"4. Quando, entre vós, um diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é isto modo de pensar totalmente humano? 5. Pois quem é Apolo? E quem é Paulo? Simples servos, por cujo intermédio abraçastes a fé, e isto conforme a medida que o Senhor repartiu a cada um deles: 6. eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer. 7. Assim, nem o que planta é alguma coisa nem o que rega, mas só Deus, que faz crescer." (I Coríntios capítulo 3)
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Assim São Paulo esclarece que esse boato (fofoca) de que ele e Apolo estariam divididos um dia seria totalmente colocado às claras o que estava escondido.
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"5. Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece." (I Coríntios capítulo 4)
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Depois São Paulo esclarece que nada existe entre ele e Apolo, então vem o famoso versículo usado pelos protestantes, infelizmente além deles usarem esse versículo isoladamente são obrigados a cortá-lo pela metade deixando só a parte onde São Paulo diz “não ultrapasseis o que está escrito”.
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Mas o que acontece é que São Paulo não estava falando de Escrituras ou doutrinas religiosas, ele estava-se referindo ao boato que inventaram sobre ele e Apolo dizendo que os dois haviam brigado e se dividido.
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"6. Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrém." (I Coríntios capítulo 4)
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O que São Paulo escreve nesse versículo era justamente para que a comunidade de Corinto não ultrapassasse o que estava escrito sobre ele e Apolo, ou seja, para não acreditarem nos boatos que inventaram de que os dois haviam se dividido. E assim não ficar um grupo a favor de São Paulo e outro a favor de Apolo.
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Só isso e mais nada.
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Infelizmente alguns pastores safados, sem vergonha, mau carácter, filhos do demónio e esquizofrénicos usam metade de um versículo isoladamente para tentar defender essa doutrina maligna da Sola Scriptura.

E tem trouxa que cai nessa.
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Observem:

"Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito" (I Coríntios capítulo 4,6)

1º Aí não fala nada das Escrituras.
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2º São Paulo não está exortando ninguém a ler a Bíblia.
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3º Paulo está falando para eles não crerem em nada que não estivesse escrito sobre ele, Apolo e Pedro na carta que ele já tinha previamente escrito.
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"6. Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito, para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem." (I Coríntios capítulo 4)

E o que é que estava escrito a respeito de Paulo e de Apolo?
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Justamente o conteúdo de uma carta que ele tinha mandado aos coríntios previamente:
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Observem:
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“Na minha carta vos escrevi que não tivésseis familiaridade com os impúdicos. Porém, não me referia de um modo absoluto a todos os impúdicos deste mundo, os avarentos, os ladrões ou os idólatras, pois neste caso deveríeis sair deste mundo.” (1 Cor 5, 9-10)
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Onde está esta carta?
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E o conteúdo dela?
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Por que ela não foi considerada um livro inspirado?
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É uma carta chamada de “pré-canónica” que não foi conservada e logo após depois de São Paulo ter recebido a notícia na casa de Cloé (1 Cor 1, 11) resolveu escrever esta outra carta que para nós é 1ª Coríntios.
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São João Crisóstomo: “Mas qual é o significado de não ser sábio acima do que está escrito?”
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Veja que há uma variação nas palavras de São João Crisóstomo em relação a esta passagem que também é uma tradução válida “não ser sábio além do que está escrito” por causa de variações nos manuscritos (Koiné e Bizantino) que contém uma palavra φρονεῖν (phronein) que ao pé da letra é traduzida como “saber", "pensar", "ter uma opinião” e está no particípio passado.
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Se formos traduzir ao pé da letra seria "não ter uma opinião além do que está escrito".
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Além do que, está palavra ULTRAPASSAR que está presente na João Almeida não está presente no grego!
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Vejamos a tradução correcta se assim formos levar em conta tudo o que vimos aqui:
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"Ταῦτα δέ, ἀδελφοί, μετεσχημάτισα εἰς ἐμαυτὸν καὶ Ἀπολλὼ δι᾽ ὑμᾶς, ἵνα ἐν ἡμῖν μάθητε τὸ μὴ ὑπὲρ ὃ γέγραπται φρονεῖν, ἵνα μὴ εἷς ὑπὲρ τοῦ ἑνὸς φυσιοῦσθε κατὰ τοῦ ἑτέρου."
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"para que, sobre nós (ou em nós), não tenham uma opinião além do que está escrito, para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrém. " (1 Cor 4, 6)
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Não falar nada de São Paulo e de Apolo além do que eles mesmos souberam por uma carta previamente escrita (por São Paulo) é uma coisa, e insentivar a Sola Scriptura é outra totalmente diferente.
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Esta interpretação protestante está a léguas de distancia da exegese correcta da passagem.

O entendimento correcto da passagem vendo directo do grego é este ai...
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Xeque-mate!

"Importa que haja protestantes, mas ai do mundo, por causa dos protestantes"


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